Início » BLOG » Avaliações Ambientais de Agentes Químicos, Físicos e Biológicos

Avaliações Ambientais de Agentes Químicos, Físicos e Biológicos

A Análise de Riscos Ambientais está relacionada à avaliação preliminar de uma possibilidade de ocorrência de um acidente e sua consequência no âmbito social, econômico e ambiental para o país.

Em outras palavras, trata-se da identificação de situações de risco em qualquer empreendimento em funcionamento e as consequências ao meio ambiente, à comunidade, ao próprio empreendimento e aos seus funcionários.

Pode-se compreender como riscos ambientais os elementos ou substancias que estão presentes em diversos ambientes e que ultrapassam os limites que o indivíduo consegue tolerar sem que ocasione danos à sua saúde.

Destacam-se cinco riscos ambientais, são eles:

Riscos físicos: quando os trabalhadores ficam expostos a ruídos, vibrações constantes, altíssimas e extremas temperaturas, radiações, entre outros;

Riscos químicos: substâncias, compostos ou produtos, como, por exemplo, poeira, fumo, gases ou vapores as quais o indivíduo está exposto e corre o risco de absorver ou pela pele ou ingerindo-o, causando danos à saúde;

Riscos biológicos: danos à saúde do trabalhador provenientes da ação de bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, ou qualquer tipo de vírus;

Riscos acidentes: máquinas e equipamentos usados sem que o funcionário tenha a devida proteção, uso de ferramentas inadequadas e também lugares que possam oferecer riscos de incêndio ou explosão.

Riscos ergonômicos: esforço físico intenso, como levantamento e transporte manual de peso, até mesmo trabalhar em carga horária noturna pode provocar riscos, bem como longas jornadas de trabalho, entre outros.